A arte de Meow by Miu

Quando aceitou o convite para levar adiante o projeto de Trapaça, Andréia Peres disse que queria a capa. Eu disse que sim, sem dúvida, porque sabia que a capa do livro seria ela só um grande evento. Então depois de uns dias de espera, me apareceram as artes que estamparão os exemplares de Trapaça.

trapaça3
Desenho de Meow by Miu, da série “Aquilo que não sei explicar, mas que não deixa de acontecer”. Técnica: desenho sobre papel carbono.

Sobre a série de desenhos que ilustram Trapaça, ela mesma fala a respeito:

A capa é uma obra que de fato já existe. E todas as outras obras que compõem o livro também já existem. Pertencem à série “Aquilo que não sei explicar, mas que não deixa de acontecer”. São experimentos com caneta esferográfica sobre papel carbono e papel vegetal. Sempre em vermelho e azul. Às vezes, transferidos. Células, labirintos e riscos (às vezes, estratégicos ou em acasos) constatam a fragilidade que é tentar ser fiel a si mesmo. Como nos trechos

(…) Já somos o esquecimento que seremos.
(…) Não espere que o rigor do teu caminho
Que teimosamente se bifurca em outro
Que obstinadamente se bifurca em outro, tenha fim.

Algo que se assemelha à teoria da trajetória humana dentro do labirinto de Borges,
onde nos colocamos à espera da redenção, onde cabem os devaneios, a busca e a fuga do outro e de si mesmo; a vulnerabilidade e as frustrações de se estar vivo,
sugerindo ser a existência uma travessia constante ou um itinerário errante.

Por fim, ressalta-se que o processo de produção das obras vem acompanhado, em tempo parelho, por um estudo entusiasmado da psicanálise e antropologia do artista.

Andréia Peres é artista visual, curadora e produtora gráfica. Atualmente, como pesquisadora, desenvolve um projeto de difusão e imersão em Arte Bruta e outras outsider arts; as pesquisas compilam catarses e seus desdobramentos teóricos e práticos, não somente do ponto de vista histórico da Arte, mas também antropológico e psicanalítico e suas vertentes contemporâneas.Recentemente, organizou e realizou, em parceria com a Divisão de Cultura da FURB, a Semana de Introdução à Arte Bruta.

Para conhecer seu trabalho e navegar por suas pesquisas, acesse a página da artista Meow by Miu no Facebook.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s